Por: Maria Angélica Reis e Maurício G.C. Emerenciano

Publicado em 22/05/2020.

 

Há muitos anos o sistema de bioflocos e seus efeitos nos animais cultivados tem sido pesquisado em todo o mundo, principalmente em espécies mais tecnologicamente desenvolvidas, como a tilápia Oreochromis niloticus e o camarão marinho Litopenaeus vannamei. Especificamente no caso do camarão, muitos estudos foram conduzidos e há informações sobre seus benefícios no crescimento, sobrevivência, digestibilidade, modulação do sistema imune, entre outros. Claramente há muito chão pela frente, e uma das áreas pouco analisadas é o efeito dos bioflocos na qualidade do produto final. Nesse quesito, a análise da textura do músculo do camarão é um importante parâmetro que pode atestar a qualidade deste pescado.

No estudo elaborado por pesquisadores mexicanos, publicado em 2019 no Journal of the World Aquaculture Society, foi possível verificar que os camarões criados em meio aos bioflocos apresentaram melhor composição muscular que os animais-controle (criados em água clara em sistema de recirculação de água). Além disso apresentaram maior porção de proteínas sarcoplasmáticas e colágeno – responsáveis pelo melhor desempenho no teste de textura. Essa diferença provavelmente ocorre pela variedade de fontes proteicas que o camarão tem acesso ao ser criado em meio aos bioflocos, pela grande oferta de alimento natural complementando a ração comercial.

 

 

 

O artigo indica que além dos benefícios já conhecidos de melhora no crescimento e sobrevivência, manutenção de qualidade de água e sustentabilidade, o sistema BFT pode melhorar a qualidade do produto final e promover uma melhor aceitação no mercado. Os autores sugerem também que novas pesquisas sejam conduzidas sobre as características microbiológicas que podem afetar a qualidade do camarão criado em sistema de bioflocos.

Para acessar o artigo completo:

https://doi.org/10.1111/jwas.12522

 

 

 

 

 

 

CHAN‐VIVAS, E., EDÉN, M.‐G., MALDONADO, C., ESCALANTE, K., GAXIOLA, G. AND CUZON, G. (2019). Does Biofloc Improve the Energy Distribution and Final Muscle Quality of Shrimp, Litopenaeus vannamei (Boone, 1883)? Journal of the World Aquaculture Society, 50: 460-468.

 

 

 

 

 

+55 (48) 9 9193-1313

|

contato@konablue.com.br